terça-feira, 8 de novembro de 2011


Bom dia seus lindos... estou gostando tanto de escrever aqui no blog que mal pude esperar para postar a segunda parte do Loucas por Cosméticos, falando agora sobre cabelos. Tive a tarde de folga e ao invés de dormir, coisa que eu amooo fazer, peguei meu note rosa Pink e danei a escrever...

Então... falaremos agora da preocupação de 10 entre 10 mulheres e da paixão de 10 entre 10 homens... C-A-B-E-L-O-S... prontos? Vamos lá...

Novamente como são as postagens iniciais, começarei falando sobre temas e produtos básicos para os cabelos. Todas nós sonhamos em ter uma vasta cabeleira, que seja harmonizada com o formato do nosso rosto e complete nossa beleza, natural ou artificial. Assim, a maioria expressiva das mulheres considera os cabelos como um dos itens mais importantes na questão da beleza feminina... Concordo.

Para ter cabelos bonitos, a genética tem papel importante, pois é dela que dependem as características básicas dos nossos fios, mas não tem papel decisivo, afinal com o arsenal de produtos e técnicas que ainda existem hoje em dia, poucas são as mulheres que ainda conservam as madeixas au naturel.

Os cabelos também classificam-se em categorias básicas como lisos, crespos e ondulados, ou secos, normais , oleosos e danificados, mas novamente lá vem a segmentação do mercado trazendo produtos ultraespecíficos para tratá-los da forma mais precisa que houver. Nesse item, eu sugiro que vocês observem as categorias básicas, como ensinei nos cosméticos para corpo pois existe muita enganação aí. Imagine só um produto para cabelos indisciplinados ou estressados... quanta enrolação!!! Daí, depois de identificado o tipo de cabelo, escolha o produto indicado. A rotina ideal é lavar, hidratar, condicionar e finalizar.

Peraí... mas existe diferença entre hidratar e condicionar? Sim, muita.

Mas vamos do começo.

Lavar os cabelos exige cuidado na hora de aplicar o shampoo, geralmente aplicamos só no topo da cabeça e esquecemos a parte debaixo. O ideal é esfregar o produto na mão e aplicar em toda a extensão dos fios, fazendo massagem com a ponta dos dedos para ativar a circulação. Cuidado para não esfregar as unhas e acabar lesionando o couro cabeludo. O shampoo serve para remover as impurezas do fio e abrir as escamas para a hidratação, por isso deve ser totalmente removido com água.

Em seguida é hora de hidratar. A hidratação é diferente do condicionamento.

Na hidratação, repomos os materiais perdidos ao longo do tempo como proteínas, minerais, massa e vitaminas essenciais que a escovação, o vento, o sol e as químicas retiram do cabelo. Então, após abertas as escamas com o shampoo, aplicamos o creme de hidratação ou máscara de hidratação que depositam na estrutura do fio os nutrientes necessários.

Após a hidratação, é hora de condicionar, que nada mais é que fechar as escamas do fio para que os nutrientes repostos na hidratação não se percam.

Geralmente no dia a dia, a hidratação é feita semanal ou quinzenalmente, dependendo da necessidade. Nos dias que não hidratamos, pulamos logo da lavagem para o passo do condicionador, que neste caso, fecha as cutículas que o shampoo abriu. É indispensável condicionar os cabelos, a menos que você deseje sair com aspecto de quem acabou de tomar um choque de alta voltagem, com os fios arrepiados. Não dá mesmo né?

Uma dica essencial é que nunca, nunca, nunca mesmo devemos deixar o creme ou condicionador por mais tempo que indicado na embalagem ou deixar um pouco nos cabelos para hidratar. Não Funciona. Você ainda ganhará caspa, seborréia e queda de cabelo. Todo produto já vem com a indicação de aplicação que melhor otimiza sua utilização. Não vamos inventar.

Alguns cabelos necessitam de finalização. Finalizar é aplicar produtos para pentear, como os leave-ins para deixá-los modelados conforme o estilo que se deseja. Entre os finalizadores, existem produtos para definir cachos, para eliminar o frizz, para reforçar o efeito liso, produtos termoativados que agem com o calor do secador, chapinha ou mesmo do sol. O silicone reparador de pontas é um item indispensável para evitar as pontas duplas dos cabelos.

Vamos aos meus cabelos, aliás meus restinhos de cabelos...

Esse assunto é muito doloroso pra mim pois já fui dona de uma vasta e longa cabeleira de matar de inveja a maioria das mulheres, mas por distúrbios hormonais e pela genética ( na família do meu papis o cabelo de todo mundo é bem ralinho) eu acabei ficando com o cabelo muito fino e muito ralo, com muita queda e preciso ter muito cuidado para não abusar das químicas.

Atualmente dei um tempo nas químicas que utilizava normalmente como tinturas e a escova progressiva (sem necessidade). Estou com os cabelos na textura e na cor natural dele. Isso é bom. Eles são bastante finos e oleosos, portanto preciso lavá-los todos os dias e secar rapidamente com o secador pois eles são muito lisos. Lavar os cabelos diariamente não faz mal. Isso é mito. Só precisa usar bons produtos e não dormir com eles molhados.

A linha que melhor se adapta aos meus fios é a Kerastáse, minha queridinha, amadinha mas carésima linha de produtos... Meu namorado Henrique é um amor... Ele que compra pra mim!!! Uso a linha Masquintense (verde) e a amarela que hidratam poderosamente, recuperam e dão a textura e o volume que eu gosto.

Seco rapidamente com o condicionador e só modelo a franja, que gosto bem armada. Então após secar borrifo o Gloss Charming nele todo, modelo a franja com escova e coloco um bobs largo de velcro, depois aplico fixador leve, aguardo uns minutos e pronto... eis a minha cara de diva!!!!


Adoro cabelos brilhosos e cheirosos. Utilizo também o reparador de pontas da Racco, muito cheiroso e quando quero uma boa modelagem utilizo shampoo e condicionador Graus, também da Racco que são termoativados. Linha maravilhosa.

Agora quero ressaltar aqui uma marca que depois que passou por reformulação, tem feito verdadeiros milagres... É a Dove Damage Therapy. Não está deixando dever nada às linhas profissionais. Tem um custo baixo e produz resultados incríveis. Vale a pena experimentar. Uso normalmente a linha para cabelos danificados, embora os meus não sejam mas gosto bastante do resultado que ela dá.

Para você que está com os cabelos bem danificados, precisando de pronto-socorro, sugiro a linha Advance Techniques da Avon, sim da Avon mesmo... Pensa que não tem produtos bons lá? Tem sim. Inclusive o Marco Antonio de Biaggi só usa Avon. Essa linha tem produtos específicos para corrigir os danos dos fios sejam de que origem for. Alem do mais são megapráticos, tem produto noturno, age enquanto você dorme (adooorooo), tem embalagens individuais, não estraga, tem umas cápsulas de brilho que vou te contar... óóóótemas...

Bom, espero ter ajudado!!!!

Nos veremos em breve...

Beijos megaespeciais pra vocês, seus lindos!!!!

2 comentários:

  1. Belo post, Parabéns!
    Essas dicas são valiosissimas.
    Beijos e Sucessos!

    ResponderExcluir
  2. Amada o post esta otimo, amei, amei, amei, essas dicas estao maravilhosas! Parabéns Diva!

    ResponderExcluir