quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Loucas por Cosméticos


Cosméticos, cosméticos, cosméticos... qual fashionista não enlouquece pelos vidrinhos maravilhosos, de cores e tamanhos variados que mais que promessas, exalam conceitos, sonhos e ideais?

Quantas vezes não sonhamos com a pele de porcelana da garota-propaganda da Lancôme? E com os cabelos maravilhosos das divas da L’Oreal? Sem falar nas maquiagens espetaculares da Dior, da Shiseido, da M.A.C. ou da maravilhosa Givenchy?

Ok, voltemos ao mundo real das mulheres mortais que muitas vezes não podem pagar pelo conteúdo precioso destes potinhos mágicos...

Obviamente sempre que possível vale a pena fazer um investimentozinho e comprar um bom produto, principalmente em se tratando de cosméticos pois é a integridade da pele e dos cabelos que estão em jogo... E no quesito maquiagem, as marcas famosas e caras conseguem fazer verdadeiros milagres.

Mas vamos lá... existem no mercado bons produtos, que se bem garimpados e utilizados com inteligência também podem trazer excelentes resultados. Vou falar sobre alguns hoje voltados para pele e cabelos. Maquiagem falamos depois (obaaaa!!!).

Pra começo de conversa, temos que saber identificar bem o nosso tipo de pele e cabelos, que se dividem basicamente em pele seca, oleosa, mista e normal. A indústria cosmética consegue fazer segmentações menores a fim de tornar os produtos mais específicos para os tipos de danos ou necessidades como pele acnéica, pele desvitalizada e outras. Vale a pena ficar de olho nestas indicações pois elas contém formulações específicas para tratar as necessidades diferenciadas.

O passo a passo para um bom cuidado com a pele é relativamente simples: limpar, tonificar, hidratar e proteger do sol. Devemos limpar a pele de manhã para remover as eliminações naturais do nosso metabolismo noturno e à noite para remover as impurezas e poluição acumuladas no dia-dia. Não devemos limpar muito a pele, pois ela produz o efeito rebote, ou seja, para se defender, produz mais oleosidade ou pode ressecar e rachar.

A tonificação é indispensável para as peles oleosas pois fecha os poros e prepara a pele para a hidratação. É importante usar um tônico álcool para não ressecar a pele. A hidratação deve ser feita na medida da necessidade e não deve ser dispensada pelas peles oleosas. Se engana quem pensa que a pele oleosa não precisa de hidratação. Precisa sim. De um hidratante oil free, livre de óleo para não entupir os poros. A temperatura da água também é importante. Nem muito fria nem quente demais... 37 graus é o ideal.

Finalizando, utilizar um bom protetor solar é indispensável debaixo desse nosso sol escaldante para evitar rugas, manchas e o câncer de pele. Invista num bloqueador com fator 30. Mais que isso é mentira... não existe. É só para arrancar dinheiro dos incautos.

A pele do corpo também necessita de proteção e hidratação. Ok, ok... atire a primeira pedra quem nunca se perdeu pelos hidratantes gosmentos, pesados mas fabulosamente cheirosos... eu adoro. Mas vamos dividir as coisas me partes. A pele é o maior órgão do corpo humano e age como barreira natural contra os agentes externos por isso deve ser higienizada e protegida. Mas o que significa hidratar a pele? Na verdade não de hidrata a pele com cremes... Nãoooooo? Nossaaaa!!! Não! A pele se hidrata bebendo muita água todo dia. Eu bebo aproximadamente 3,5 litros por causa do meu tamanhão (1,74 m) e pelo calor infernal que faz aqui. Na verdade o hidratante age como uma barreira para impedir que essa água que nós bebemos evapore. Por isso é importante um hidratante que forme uma película protetora na pele para evitar a perda da hidratação. Invista nos hidratantes com uréia, manteiga de karité e aveia. Cuidado para não se melecar muito e deixar a pele muito úmida o dia todo pois no calor que vivemos aqui no Acre, pode-se desenvolver fungos e bactérias e causar alergias e irritações na pele. Deixe essa lambuzagem para momentos especiais... hehehehe!

Bem, no meu dia-dia eu invisto em produtos que eu considero “honestos” ou seja, bom preço e bom resultado, como por exemplo para minha hidratação corporal uso religiosamente o Hidratante Neutrogena Body Pele Seca da Johnsons... Cheirinho delicado que não briga com meu perfume e você sente a hidratação preservada o dia todo. Custa 19,00 reais a embalagem grande, mas como nem sempre é facilmente encontrado eu também gosto do Johnsons Soft Lotion, que faz o mesmo efeito. Ambos podem ser encontrados em farmácias e lojas de departamento.

Para o rosto, não dispenso a linha completa da Mary Kay que tem uma compatibilidade incrível com a minha pele e tem um bom preço. Uso toda a linha.

Gosto bastante também da linha Olay, (que chegou ao Brasil há pouco tempo mas eu já consumia por umas amigas que me traziam dos EUA por encomenda. O top da Olay são os lenços umedecidos de limpeza para remover a maquiagem. Aliás, regra básica: NUNCA DURMA DE MAQUIAGEM. NUNCA MESMO. Se você já tem 30 ou está rondando os 30 como eu, vai entender que essa norma faz toda a diferença.

Estou alternando essas duas marcas e uso também um produto específico para as marcas de acne chamado Concha de Nácar , que é o pó de madrepérola, que remove cicatrizes mas não existe aqui no Brasil. Minha amiga Sandra me traz do Peru sempre. Faz um ótimo efeito.

Eu tenho alguns probleminhas específicos como ressecamento de lábios e já tinha testado de tudo, desde a boa e velha manteiga de cacau, ao versátil Bepantol (6) e até cremes caros mas o que resolveu meu problema foi o charmosinho Carmex Lip Balm (7) , barato, despretensioso, hidrata os lábios e corrige aquelas peles soltas e rachaduras muito bem. Não é comercializado regularmente no Brasil mas pode-se encontrar no Mercado Livre facilmente por 12,00 reais.

Também sofro bastante com olheiras e bolsas ao redor dos olhos pelo inchaço e retenção de líquidos, por isso faço uma drenagem facial de manhã (vou ensinar em outro post) e dou duas borrifadas de Água Termal de Vichy, que eu guardo na geladeira e fico renovada num instantinho. A água termal é uma poderosa aliada da pele pois é fresquinha e tem muitos nutrientes. Pode ser usada para hidratar, tonificar, refrescar depois do sol, como pós barba para os homens e pós depilação para as mulheres... enfim, multiuso.

Uma vez por semana não dispenso a exfoliação que remove células mortas. O segredo é que os grânulos do exfoliante sejam redondos para não ferir a pele, por isso nada de sair passando açúcar ou sei lá mais o que no rosto para não ganhar belos arranhões em vez de uma pele macia. No rosto uso Mary Kay que tem os grânulos bem fininhos e no corpo uso Saint-Yves (10), que infelizmente também não tem no Brasil.


Ufa!!! Falei bastante hoje hein!!! Bem espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só postar comentários ou falar comigo no Facebook.

No próximo post falaremos sobre cabelos!!!! Beijos e um fim de semana abençoado a todos, seus lindos!!!

2 comentários:

  1. Cosméticos Adoroooooooo!
    Amei o blog, já estou seguindo, me segue tb.
    Beijos e Sucessos!
    http://www.esquentandooclima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amoo, o seu post ficou lindo, você é multitalentosa, uma Diva! Iremos seguir sim Vall ;)

    ResponderExcluir