Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cuidados com os Cabelos após Escovas Progressiva e Definitiva

Olá Seus lindos!
Vamos falar mais sobre cabelos?
Este post foi solicitado pela linda Nirléia Lima, para saber como podemos cuidar melhor de cabelos com progressiva e definitiva.
Vem comigo...

Primeiro é preciso conhecer as diferenças entre essas técnicas. "Escova definitiva, como o nome já diz, só sai quando os fios crescem", explica Lazinho, cabeleireiro e proprietário da LZ Beauty.

Isso quer dizer que quando o cabelo começa a crescer, os fios não ficam em um formato uniforme. Por isso, é preciso retocar a raiz. Mas somente ela. "Não se pode refazer a definitiva em uma área que já recebeu essa técnica", aconselha Alcimar Alves, cabeleireiro do Di Paula Beauty Service.

Já a progressiva pode ser feita com amônia ou produtos à base de formol (0,02% da substância é a quantidade permita para uso cosmético). O efeito dura cerca de três meses e o preço pode variar de R$ 100 a R$ 400.

No entanto, um dos grandes incômodos da escova progressiva está na necessidade de ficar por alguns dias sem lavar o cabelo. Por isso, a nova queridinha é a escova inteligente. "No processo de aplicação, há o uso do neutralizador que permite que você lave os fios no mesmo dia, ainda no salão", conta Alcimar.

"A escova inteligente pode ser considerada um tratamento, já que é composta por uma hidratação profunda. Ela não tem tanto o poder de alisar", explica Lazinho.

Mas antes de optar por qualquer técnica, segundo o profissional do LZ Beauty, é aconselhável recuperar o cabelo, caso ele esteja muito danificado.

Independente do tipo de escova feita, o importante é você saber exatamente o que foi usado no seu cabelo. "É preciso que o profissional conte a cliente a composição do produto usado", alerta Alcimar Alves.

Essa informação se torna essencial quando os fios receberam substâncias como amônia, tioglicolato, guarnidina e hidróxido de sódio que, segundo Alcimar, não são compatíveis. Ou seja, se você fez uma escova com amônia e depois se decidir por um alisamento com hidróxido de sódio, seus fios tem grandes chances de se despedaçarem.



Cuidados pós-escova
O cabeleireiro Alcimar Alves indica produtos que contém queratina e proteínas. "Cremes à base de proteínas hidrolisadas também são muito bons para restaurar os fios", explica.

De acordo com Alcimar, para fazer uma mascar em casa, basta espalhar o produto no cabelo, envolver os fios em uma toalha aquecida ou usar uma touca de plástico e esperar por cerca de 25 minutos. O processo pode ser feito uma vez por semana.

E quem pensa que é preciso gastar todo o salário nesses kits de socorro para o cabelo, está enganado. "Não é só porque é caro que o produto é bom. Depende muito do tipo de cabelo e do estado que se encontra o fio. A melhor coisa é seguir a indicação do seu cabeleireiro", aconselha Lazinho.

Deve-se tomar cuidados também na escolha do shampoo. "Prefira produtos neutros ou indicados para cabelos coloridos já que eles têm uma menor quantidade de sal e álcool na sua composição".

Mesmo com os cuidados em casa, uma hidratação mensal no salão de beleza é imprescindível. "Os produtos usados pelos profissionais são mais concentrados e o resultado é mais rápido".

Me arrependi, e agora?
Se você alisou ou cabelos, mas não gostou do resultado ou simplesmente se cansou do novo visual, saiba que voltar atrás não é tão fácil.

Para quem fez a escova definitiva, a única solução é esperar os fios crescerem. E até que isso não ocorra de forma completa, não há como evitar aquela linha nítida que separa a parte alisada da parte natural do cabelo.

Já nas escovas progressiva e inteligente, os fios voltam à forma anterior. No entanto, se o processo for feito com amônia, o resultado pode não ser tão compatível com o efeito dos fios antes da química.

E para acelerar o processo, nada melhor que os shampoos anti-resíduos. "Eles ajudam a remover o produto usado na escova".



Mais ainda...

Com a nova técnica você pode mudar o seu visual. Mas é preciso uma série de cuidados antes de tomar essa decisão.
A escova definitiva já ganhou quase todos os salões de cabeleireiros. Mas, às vezes, a ansiedade e a ganância acabam fazendo estragos, pois como em todas as áreas, existem profissionais que estão apenas preocupados com o retorno financeiro e não se importam com a cliente. Eles usam qualquer produto em qualquer tipo de cabelo. 
As conseqüências são desastrosas.
.A primeira coisa que se deve fazer é passar por uma avaliação para verificar a condição, a estrutura e a quantidade dos seus fios. 
Outro ponto importante é saber analisar se o cabelo liso vai combinar com o estilo do seu rosto. O próximo passo é fazer um tratamento de choque com queratina.
 O mais indicado são quatro seções para reconstruir totalmente os fios, assim eles ficam fortes o suficiente para suportar a química da escova definitiva. 
Depois desta etapa chegou a hora de mudar e é imprescindível que se faça um teste. Após a aplicação também serão necessários outros cuidados: durante o primeiro mês é aconselhável continuar hidratando o cabelo, pelo menos uma vez por semana no salão de cabeleireiro. 
A dedicação não poderá ser menor em casa. Não é permitido usar qualquer outro tipo de química por duas semanas e nem lavar ou prender os cabelos por três dias. Os efeitos duram de 4 a 6 meses dependendo de cada um. Então, será necessário retocar a raiz. Se você tomar todas as precauções e fizer com profissionais sérios, com certeza terá bons resultados. E outro recado: “Desconfie de preços muito acessíveis. Os melhores produtos são importados e caros”. 

Resumindo:
Muita hidratação e reconstrução nos fios, já sabemos a diferença mas não custa relembrar: Hidratar é devolver emoliência, Reconstruir é reestruturar o fio, recompondo-os com as proteínas essenciais como a queratina. Cuidado com o excesso de queratina para não acabar enrijecendo e quebrando os fios.

Escolha um shampoo SEM SAL, sem corante e com pouca fragrância. Não é frescura. Assim você preserva por mais tempo o efeito da escova.

Evite produtos que contenham em sua fórmula AMINOÁCIDOS DA SEDA, pois esse componente favorece o cacheamento dos fios. Vou contar um truque odioso que alguns vendedores de escovas progressivas fazem para você ficar escravo da sua marca. Vendem o kit da escova progressiva e incluem na linha de manutenção os aminoácidos da seda, ou seja, te sabotam, fazendo com que seu cabelo enrole mais rápido e você precise fazer logo uma nova aplicação. Fique atenta.

Um beijo de Diva e espero que tenham gostado!
Bom fim de semana!

7 comentários:

  1. MUITO BOM ESSE POST

    QUAIS MARCAS DE PRODUTOS VC ACONSELHA PARA MANUTENÇÃO DE POS PROGRESSICA ???W

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei as suas dicas so quero a resposta do depois da escova definitiva mil beijos

      Excluir
    2. O principal entre os cuidados pós-progressiva é manter os fios bem hidratados. A cada 15 dias ou pelos menos uma vez por mês, faça uma hidratação profunda com queratina. Se não puder ir ao salão, hidrate em casa mesmo. O importante é não descuidar. Para isso, aplique semanalmente cremes que contenham ingredientes como lanolina, aloe vera, proteínas da seda e ceramidas, que ajudam a manter a umidade natural dos fios.

      Excluir
  2. Oi gostaria de saber se posso pintar meu cabelo normalmente....
    Fiz a pouco tempo uma escova semi-definitiva ..gostaria de saber se posso pintar ele normalmente ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pinturas ou mechas no cabelo com progressiva ou semi-definitiva deixam os fios mais frágeis, e eles se quebram, além de perderem o efeito liso. Por isso, se você quer fazer luzes ou mudar a cor dos fios, faça isso uma semana antes do alisamento.

      Excluir
  3. eu fiz definitivas em dois saloes e isso pod???????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escova definitiva já ganhou quase todos os salões de cabeleireiros. Mas, às vezes, a ansiedade e a ganância acabam fazendo estragos, pois como em todas as áreas, existem profissionais que estão apenas preocupados com o retorno financeiro e não se importam com a cliente. Isso de ir em dois salões é muito relativo, a minha mãe por exemplo tem o mesmo cabeleireiro há anos e isso bom pois ele já está acostumado com o padrão que ela busca, então eu acho mais recomendável você fazer esse tipo de técnica com somente um profissional. Beijos

      Excluir